Seja Bem Vindo!
Sky Esquerdo
Sky Direito

Ibaneis diz que espera consenso em lista tríplice para comando da PCDF

Eleito governador do Distrito Federal neste domingo (28/10), Ibaneis Rocha (MDB) revelou ao Metrópoles, na primeira entrevista exclusiva concedida após o anúncio do resultado das urnas, que espera um consenso entre o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepo) na elaboração de uma lista tríplice da qual sairá o nome do próximo diretor-geral da corporação.

Desde 2012, a categoria apresenta lista tríplice ao governador para indicar seus quadros preferidos. No entanto, paralelamente ao trabalho do Sindepo, o Sinpol também se organiza para indicar três nomes. Assim, Ibaneis pode receber duas listas diferentes em seu gabinete. E seria difícil escolher uma delas sem arranhar a imagem com os demais membros da categoria.

“Assumi a lista tríplice e vou cumprir. Espero que eles cheguem a um consenso para que tanto agentes quanto delegados tenham nomes em comum”, afirmou Ibaneis.

Matérias Relacionadas

O candidato eleito ainda disse que já conversou com representantes do Sinpol sobre o assunto. “Pedi que eles pegassem os nomes do Sindepo e fizessem uma votação entre eles. Se ali aparecerem nomes de consenso, nós indicaremos um deles.”

Foi justamente com base nessa pré-seleção que os últimos dois diretores-gerais, Eric Seba e Jorge Xavier, chegaram ao comando da corporação.

Força política
A disputa fervorosa pela chefia da Polícia Civil tem justificativa. Depois do cargo de governador, o chefe da corporação é considerado um dos mais poderosos na estrutura do governo. Passa pelo diretor-geral toda a sorte de informações estratégicas.

Em reportagem publicada na quarta-feira (24/10), o Metrópoles mostrou com estão os bastidores da disputa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.