Seja Bem Vindo!
Sky Esquerdo
Sky Direito

Concurso PCDF 2018: publicada autorização de novo certame com oferta de 300 vagas para escrivão

O Comitê de Políticas de Pessoal da Câmara de Governança do Distrito Federal divulgou, no Diário Oficial do DF, a portaria autorizativa do próximo concurso PCDF 2018.

Segundo o documento, divulgado no dia 1º de agosto, o certame deve ofertar 300 vagas para o cargo de escrivão de polícia. Com a autorização, cresce a expectativa de que o edital saia até o final deste ano.

Além disso, foi determinado ontem pelo TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal), o bloqueio do prazo de expiração do concurso de 2013 para o cargo de Agente.

Segundo o vice-presidente do Sinpol, Paulo Roberto Sousa, o déficit atual na PCDF é o maior de toda a sua história, por isso espera-se que o governo cumpra o bloqueio e comece convocando os 217 aprovados no concurso de 2013 e em seguida, lançando novos concursos.

Confira abaixo na íntegra, o documento que autoriza o concurso para Escrivão:

concurso dodf

Entenda o caso

O protocolo com a solicitação do certame estava em trâmite desde 2016 e só chegou na Secretaria de Planejamento do Distrito Federal, SEPLAG, em 19 de fevereiro de 2018.

Na época, o documento se referia especificamente ao cargo de Agente de Polícia. Mas, além deste cargo, descobrimos que também havia a solicitação de concurso para Escrivão de Polícia, único contemplado com a autorização até o momento.

A SEPLAG informou diretamente, em resposta às indagações do Estratégia Concursos, sobre o número de cargos vagos existentes nas carreiras policiais do GDF:

Agente de Polícia:

  • Cargos autorizados
  • Cargos vagos: 2.849

Escrivão de Polícia:

  • Cargos autorizados
  • Cargos vagos: 592

Perceba que o número de vacâncias é muito superior aos 2.100 cargos solicitados ao Governo.

Vale lembrar que a SEPLAG, também chegou a informar o quantitativo de vagas solicitadas. São elas:

Agente de Polícia: 1.800 vagas

Escrivão de Polícia: 300 vagas

As chances deste certame oferecer vagas para Papiloscopista, Delegado ou Médio-Legista são baixas, devido a prorrogação publicada no dia 21 de março, no Diário Oficial do DF, a respeito de vagas do último certame. Estas se estenderão por mais 18 meses.

Esta informação confere no edital de prorrogação, referente aos últimos certames que ocorreram em 2014 e tiveram seus resultados homologados em outubro de 2016.

O que precisa para prestar o Concurso Polícia Civil DF

requisito mínimo para os dois cargos é que o candidato tenha concluído o curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições dos cargos

Agente da Polícia Civil

  • realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais;
  • coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública;
  • executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações;
  • dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais;
  • executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Escrivão

  • cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio a autoridade policial

Sobre as Remunerações PCDF

O cargo de Agente tem uma remuneração inicial de R$ 8.284,55, com evoluções remuneratórias de até R$ 13.096,69 – sem contar com os benefícios.

Estes valores e mais outros, referentes aos demais cargos da polícia civil do Distrito Federal, podem ser conferidos na tabela abaixo, disponível no portal da transparência do Distrito Federal:

tabela remuneratória concurso PCDF

Tabela remuneratória PCDF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.