Seja Bem Vindo!
Sky Esquerdo
Sky Direito

Chefe da Casa Civil do DF, Eumar Novacki, pede demissão

Medida ocorreu após publicação de decreto que tira do órgão responsabilidade pela publicação do DODF. José Humberto Pires é primeira opção para substituir Novacki, diz governador.

O Coronel Eumar Novacki pediu demissão do cargo de secretário da Casa Civil da Gestão Ibaneis Rocha (MDB) nesta segunda-feira (13). O pedido foi oficializado no fim da manhã de hoje.

No final do dia, o governador disse que José Humberto Pires – que foi secretário durante o governo de José Roberto Arruda – é sua primeira opção para a Casa Civil. Ibaneis disse que vai decidir junto com Novacki o nome do substituto.

Novacki pediu para sair logo após a publicação de um decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF (veja abaixo). O que, na prática, “esvazia” o órgão.

A Casa Civil era a secretaria por onde passavam as decisões mais importantes do Palácio do Buriti. Com a retirada do Diário Oficial, ela perde poder.

Decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF — Foto: DODF/Reprodução Decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF — Foto: DODF/Reprodução

Decreto, assinado pelo governador, que tira da Casa Civil a responsabilidade pela publicação do Diário Oficial do GDF — Foto: DODF/Reprodução

Fontes do Palácio do Buriti dizem que não é só isso. O pedido de demissão também teria ligação com a demissão do presidente do Detran, Fabrício Moura.

Novacki defendeu uma investigação rápida e isenta, desde a primeira denúncia. No entanto, o governador defendia o então diretor Fabrício.

Quem é Eumar Novacki

Eumar Novacki foi secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele chegou a assumir a chefia interina do ministério ao longo de 2018, quando o ministro Blairo Maggi precisava se ausentar do cargo.

Antes de ir para o ministério, ele já tinha sido secretário-chefe da Casa Civil em Mato Grosso, durante o governo do atual chefe Blairo Maggi (2003-2010). Ele é coronel da Polícia Militar de MT, e bacharel em direito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.