Seja Bem Vindo!
Sky Esquerdo
Sky Direito

Conhecimentos sobre o DF e RIDE para PCDF: O que é e como devo estudar?

Olá, tudo bem?

O edital do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para o cargo de Escrivão trouxe em seu conteúdo programático a seguinte cobrança:

CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL: 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.

Para quem é do Distrito Federal ou já tem o costume de prestar concursos para o DF sabe que desde 2017, com a publicação Lei 5.768 de 2016, tornou-se obrigatória a inclusão de algumas matérias em todos os concursos do Distrito Federal e entre elas a Realidade étnica, social, geográfica, política, e econômica do DF e Entorno (RIDE).

A criação da RIDE-DF

Durante o período de construção de Brasília observou-se a ocorrência de um processo de adensamento populacional que inicialmente se deu no interior do DF e nas cidades a ele adjacentes. A partir da década de 1970, com a consolidação da transferência da Capital, houve um aumento desse processo.

A expansão dessa área passou a ocorrer de forma esparsa e polinucleada no território do DF e, posteriormente, ultrapassou os limites políticos-administrativos abrangendo municípios de Goiás que passaram a sofrer influência direta do Distrito Federal.

Na década de 1990, com a intensificação do processo de expansão e do crescimento populacional na região, iniciaram-se as discussões acerca da gestão territorial. Foram realizados estudos a fim de identificar algumas variáveis que caracterizam a área de influência de um grande centro urbano, tais como: fluxos diários da população para o trabalho, deslocamentos para compras ou obtenção de serviços, entre outros.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), Brasília se apresenta como um importante centro polarizador e foi classificada como Metrópole Nacional.

Em 2008, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE publicou o estudo das Regiões de Influência das Cidades (REGIC) no qual ficou demonstrado a região polarizada por Brasília, englobando 107 municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Alguns desses com influência compartilhada com outras metrópoles. Confira:

ride, df, conhecimentos, sobre, df, pcdf, região desenvolvimento integrado, distrito federal, lei complementar, estudar
Conhecimentos sobre o DF e RIDE Brasília
Regiões de Influência de Brasília | Fonte: REGIC – IBGE, 2008

Mas afinal, o que é RIDE?

Diante da necessidade de organizar e planejar de forma integrada a região do DF e sua área de influência, houve a instituição da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno pela Lei Complementar nº 94/1998. Trata-se de uma região administrativa composta por três estados: DF, GO e MG.

O objetivo principal da criação da RIDE é realizar um planejamento integrado de serviços públicos que são comuns ao DF e aos municípios que a compõem. principalmente os relacionados à infraestrutura e à geração de empregos, de modo que os recursos sejam melhores aplicados, promovendo o desenvolvimento integrado da região e favorecendo a população.

Inicialmente a RIDE era composta pelo DF e mais 19 municípios de Goiás e 2 de Minas Gerais. Recentemente sua composição foi alterada pelas Lei Complementar nº 163, de 14 de junho de 2018, que incluiu mais 12 municípios, sendo 10 do estado de Goiás e 2 de MG.

Desse modo, a região passou a ser composta pelo DF e mais 33 municípios: 29 de Goiás e 4 de Minas Gerais. Confira o mapa atualizado da RIDE-DF:

ride, df, conhecimentos, sobre, df, pcdf, região desenvolvimento integrado, distrito federal, lei complementar, estudar
Conhecimentos sobre o DF e RIDE Brasília
Mapa atualizado da RIDE-DF | Fonte: Corsap DF/GO.

Vale a pena estudar Conhecimentos sobre o DF e RIDE?

Em um concurso de grande porte e tão esperado como o da PCDF, muitos candidatos tendem a negligenciar os estudos de algumas disciplinas em detrimento de outras que julgam ser mais relevantes.

Concordamos que essa é uma análise que deve ser feita levando em consideração vários fatores como, por exemplo, o próprio tempo disponível para o estudo. Mas devem ser consideradas também outras variáveis, como a extensão do conteúdo a ser estudado, o nível de complexidade da disciplina, o possível número de questões, etc.

Ao analisarmos de forma geral esses pontos, notamos que a disciplina de Conhecimentos sobre o DF e RIDE possui uma extensão pequena e seu conteúdo é de fácil assimilação, ou seja, é uma matéria que possui um bom custo-benefício e seu estudo pode garantir pontos preciosos no certame. Portanto, não deixe de fora essa disciplina!

Como devo estudar?

Talvez a maior dificuldade dessa disciplina seja para quem não mora no DF ou região, visto que são abordados aspectos físicos, históricos e geográficos que para aqueles que residem ali são fáceis de serem associados aos acontecimentos cotidianos.

Mas se você não mora no DF ou até mesmo não conhece Brasília, não se desespere! É possível aprender tudo o que precisa para se sair bem na hora da prova, e para isso separamos algumas dicas:

  • Leia a lei de instituição da RIDE e suas alterações

São leis curtas e em várias provas já foi cobrada a sua literalidade, principalmente quanto aos municípios que compõem a RIDE, portanto esteja alerta para isso!

  • Faça questões de concursos anteriores sobre o assunto e procure as justificativas para os erros e acertos de cada alternativa

Nada melhor do que fazer questões sobre um assunto para ver como o conteúdo é cobrado e aprender mais sobre ele, não é mesmo? Mas simplesmente fazer questões de forma automática não é o suficiente, procure entende-las e justifique as respostas. Desse modo, você aprende mais e fixa melhor o conteúdo.

  • Leia notícias sobre o DF e assista vídeos sobre a região

A história de Brasília tem muitas curiosidades e o DF possui muitas peculiaridades por acumular as competências de estado e município, e isso tudo já foi e pode ser novamente objeto de prova. Logo, procure conhecer mais sobre a região e aproveite inclusive seu tempo livre para ver vídeos e notícias que contam histórias e curiosidades do DF.

Agora se você já é nosso aluno, fique tranquilo pois encontrará tudo o que precisa na sua “Área do Aluno”: aulas em vídeo e PDF, resumos e mapas mentais, bem como a Trilha Estratégica para a PCDF, na qual você obterá todo o direcionamento sobre o que e como estudar para esse certame.

Esperamos que essas dicas auxiliem você nessa jornada rumo à aprovação na PCDF!

Mantenha o foco, dê o seu melhor e conte com a gente!

Qualquer dúvida ou sugestão estamos à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Através da Estratégia Concursos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.