Seja Bem Vindo!
Sky Esquerdo
Sky Direito

Penitenciária Federal de Brasília recebe carros blindados para reforçar segurança externa

Presídio da capital é pioneiro no uso desse tipo de veículo. 'Caveirões' são do mesmo modelo usado pelo Bope do Rio de Janeiro.

Penitenciária Federal de Brasília (PFBRA) passa a contar com dois veículos blindados para reforçar a segurança da área externa. Os carros, que são do modelo EE-11 Urutu, chegaram à capital nesta segunda-feira (19) e foram recebidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no Comando Militar do Planalto.

A aquisição dos veículos ocorre por meio de parceria firmada entre o Depen e o Exército Brasileiro. A penitenciária federal em Brasília é a primeira unidade prisional do país a usar esse tipo de veículo para segurança.

Os Urutus, conhecidos popularmente como “caveirões”, são do mesmo modelo usado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro. Os próprios agentes federais de execução penal vão conduzir os carros.

Segundo o Depen, a aquisição dos blindados faz parte da “comemoração do aniversário” de dois anos do presídio, inaugurado em 16 de outubro de 2018. Os agentes passaram por um período de estágio sobre manutenção preventiva e condução dos automóveis. O curso foi ofertado pelo Exército.

Expansão

O projeto, inédito no país, pode ser expandido para outras unidades prisionais do Brasil, segundo o Depen. Ao todo, existem outras quatro unidades do Sistema Penitenciário Federal (SPF), localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN).

Antes de chegar a Brasília, os carros passaram por “minuciosa revisão e manutenção”. Além disso, receberam pintura na cor preta e estão prontos para uso.

Nesta terça-feira (20), o G1 entrou em contato com o Depen e questionou quando os veículos vão entrar em operação, entretanto, não recebeu resposta até a publicação desta reportagem

Presos de facção criminosa são transferidos de SP para Penitenciária Federal de Brasília

Operação

Para operar no presídio da capital, o blindado passou por adaptações, que possibilitaram a transição para o uso civil no perímetro externo da penitenciária de Brasília.

Esses modelos de veículos começaram a ser fabricados na década de 1970 e, desde então, passaram por diversas adaptações e atualizações, segundo o Depen.

   A Penitenciária Federal de Brasília recebeu os veículos nesta segunda-feira (19)

Penitenciária Federal de Brasília

A Penitenciária Federal de Brasília é a 5ª unidade de segurança máxima do país e abriga presos condenados e provisórios sujeitos a regime disciplinar diferenciado, como chefes de facções criminosas, réus colaboradores presos ou delatores premiados que correm risco de vida nos sistemas prisionais de outros estados.

Assim como as outras quatro penitenciárias federais do país, a unidade de Brasília tem 12,3 mil m² de área construída. O presídio tem 208 celas com 6 m² cada, divididas em quatro blocos. Cada bloco é subdivido em quatro alas com 13 celas.

A reportagem registrou imagens de um dos veículos blindados na Penitenciária Federal de Brasília, nesta terça-feira (20) — Foto: TV Globo/Reprodução

A reportagem registrou imagens de um dos veículos blindados na Penitenciária Federal de Brasília, nesta terça-feira (20) — Foto: TV Globo/Reprodução

As celas são individuais, compostas por dormitório, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. As paredes são de concreto armado para evitar explosões e possíveis tentativas de fuga, destacou o ministério.

O espaço da penitenciária tem monitoramento 24 horas feito por agentes penitenciários e por um circuito de câmeras em tempo real.

Através da G1

Comentários estão fechados.